Ajudando a mente a se desintoxicar!

pst-ghaia

Se quisermos desintoxicar nossa vida, não adianta nos concentrarmos apenas nos fatores externos –alimentação saudável, água limpa e um ambiente sem toxicidade. Precisamos também levar em consideração nossos pensamentos, nossas emoções e o estado energético de tudo que nos cerca. A psiconeuroimunologia (pni), disciplina que estuda a interação entre a mente e o corpo, tem provado cada vez mais que um atua sobre o outro. A cada pensamento, a cada variação de humor e a cada emoção passageira, o sistema nervoso libera substâncias químicas que parecem literalmente transmitir ao corpo, felicidade, alegria e paz ou medo, raiva, depressão. Portanto, nossas emoções desempenham um papel direto em nossa saúde. Por exemplo: um estresse crônico pode ser responsável por muitas doenças desde problemas cardíacos até úlceras. As pesquisas demonstram também que podemos combater essas doenças com a força dos nossos pensamentos.

A pni também adverte que nossos pensamentos e sentimentos podem ser tão tóxicos quanto a poluição e os aditivos indesejáveis. Quando estamos sob altos níveis de estresse ou vivendo permanentemente com medo, raiva ou depressão, enviamos mensagens potencialmente prejudiciais às nossas células.

O próprio ambiente que nos cerca influência nosso estado de espírito, nossas emoções e, consequentemente, nossa saúde e bem-estar. Culturas milenares reconhecem a presença de energia vital (que os chineses chamam de Chi) em tudo que existe. Quando o Chi se movimenta de maneira uniforme e harmoniosa, nossos pensamentos e sentimentos reagem de forma positiva. Logo, as pequenas coisas (como o entulho em casa ou no escritório) podem exercer um efeito enorme em nossas mentes e em nossos corpos. Num plano vibracional estamos constantemente interagindo com todas as pessoas que conhecemos e todas as coisas que nos cercam.

Começaremos a reduzir a toxicidade mental de um estilo de vida estressante. No plano físico, eles atraem o pó, que pode causar reações alérgicas. Em termos energéticos, eles impedem que o Chi circule livremente – a energia fica estagnada. Os psicólogos acreditam que quando estamos rodeados de caos, nossa mente também se torna caótica e ansiosa. Portanto, é bom eliminar o velho e o inútil.  Os chineses creem que quando nos livramos do velho, damos espaço para algo novo.

Confira algumas dicas iniciais que temos para impedir que sua mente fique abarrotada de informações desnecessárias:

  • Quando responder a anúncios, peça para não ser incluído na lista de correspondências
  • Pense na possibilidade de reduzir o número de revistas e jornais que você compra ou até mesmo cancelá-los
  • Assista aos programas de televisão interessantes. Depois, desligue o aparelho
  • Navegue pela internet apenas o tempo desnecessário para fazer as pesquisas essenciais

 

No próximo post vamos falar sobre como ajudar a se livrar da bagunça da casa e da mente! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *