Gaia

Gaia (ou Gaea) é a protogena (deusa primordial) da Terra, um dos primeiros elementos que surgiu no despontar da criação, junto com o Ar, Mar e Céu. Ela é a grande mãe de tudo: os deuses celestiais foram descendentes de sua união com Uranos (o Céu), os deuses marinhos de sua união com Pontos (o Mar), os Gigantes de sua união com Tártaros (o submundo) e as criaturas mortais foram crescendo ou nascendo de sua matéria terrena.

No mito Gaia aparece como a principal adversária dos deuses celestiais. Primeiro ela se rebelou contra seu marido Urano (Céu) que tinha aprisionado seus filhos em seu ventre.  Então, mais tarde, quando seu filho Kronos a desafiou aprisionando esses mesmos filhos, ela ajudou Zeus em sua guerra contra os Titãs. Finalmente, ela entrou em conflito com Zeus, irritada com ele por aprisionar seus filhos no Tártaro. Em sua oposição ela gerou a tribo dos Gigantes e depois o Monstro Tifeu para destroná-lo, mas ambos falharam em ambas tentativas.
Na antiga cosmologia grega a Terra era concebida como um disco chato circulada pelo Rio Oceano, e coberta pela solida cúpula do céu e abaixo pelo grande poço do Tártaro. Ela suportava o Mar e as Montanhas sobre seu seio.
Gaia é descrita como uma rechonchuda, mulher matrona, elevando-se da terra, nas pinturas de vasos gregos. Ela era retratada como inseparável do seu elemento nativo. Na arte mosaica, Gaia aparece geralmente vestida de verde e por vezes acompanhada por espíritos de grão – os Karpos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *